Com o objetivo de atingir o máximo em Segurança no Trabalho, este curso foi desenvolvido seguindo rigorosamente normas nacionais e internacionais, considerando Técnicas de Movimentação e Içamento de Carga, além de Padrões e normas internas de grandes indústrias nacionais, sendo capaz de verificar todas suas recomendações, desde os acessórios utilizados, configuração do guindaste, até o isolamento da área, Também serão transmitidos os aspectos básicos de manutenção, armazenamento e inspeção de acessórios e dos equipamentos, linguagem de sinais e monitoramento da manobras.
Após a conclusão do Curso, o aluno estará apto a interpretar e seguir todas as definições do plano de Rigging, sendo capaz de analisar todas suas recomendações, tais como a Seleção e Inspeção de acessórios, Verificação de possíveis interferências, Isolamento da área e Aplicar o check-list recomendado para a operação. Este profissional também estará apto ao cálculo, dimensionamento e seleção de equipamentos e acessórios para operações de menor escala quando não se aplicar um plano de içamento.
OBJETIVOS:
Capacitar o participante a planejar e executar estudos de rigging, com base em normas nacionais e internacionais, leis básicas da física, geometria e trigonometria e conceitos da operação dos equipamento utilizados nessas operações, em especial dos guindastes e seus acessórios. Serão revistas procedimentos, estudos de casos reais, estudo dos acessórios utilizados no içamento de cargas, determinação da causa de acidentes, procedimentos de segurança, entre outros.
Capacitaçitar pessoal das áreas de Engenharia, Orçamento, Planejamento, Construção, Montagem e Segurança do Trabalho, para o desenvolvimento de todo o planejamento e projeto para a execução de operações de movimentação e içamento de carga.
Objetivando fazer com que os operadores de guindastes e/ou supervisores de movimentação de cargas tenham conhecimento quanto à segurança na operação com guindastes, tanto na condição e melhorar a confiabilidade nas operações. Os participantes deste curso irão desenvolver conhecimento sobre avaliação de cabos de aço e acessórios de movimentação de cargas, para que estes possam determinar a integridade dos componentes com os quais trabalham. Enfim, adquirir conhecimento sobre as diversas tabelas de cargas e suas interpretações e atender a norma regulamentadora NR-11, que determina que operadores de movimentação de cargas gerais devam fazer cursos de reciclagem anualmente.
PÚBLICO ALVO:
Este curso é indicado para Desenhistas, Projetistas, Planejadores, Técnicos, Engenheiros, Encarregados, Supervisores, Coordenadores, Gerentes, profissionais de SMS e demais profissionais que tenham envolvimento com a administração, coordenação e supervisão de empreendimentos e que tenham curiosidade sobre o assunto como capacitação complementar.
Também é indicado para pessoal com envolvimento direto na manobra e coordenação de campo, tais como Líderes, Encarregados, Supervisores e demais profissionais com curiosidade sobre o assunto como capacitação complementar, asim como, para Engenheiros e Técnicos de Segurança e público em geral, que queira ingressar nesta área.
Descrição dos tipos de guindastes: Explanação dos tipos de guindastes usuais, com suas características e descrição da operação.
Movimentação de cargas: Exposição das técnicas de movimentação de carga, normas que a regem, incluindo a norma N-1965 da Petrobrás.
Operações estáticas e dinâmicas: Demonstração de técnicas aplicáveis a movimentação de cargas estáticas e dinâmicas.
Sinalização: Sinalizações padrão de movimentação de carga de acordo com as normas vigentes.
Cabos de aço: Técnicas de identificação e inspeção de cabos de aço de acordo com a norma Petrobrás N-2161 e ISO 4309.
Acessórios de Movimentação de carga: Tipos de acessórios, normas de inspeção (N-2170) e características.
Cintas de Poliéster/Nylon: Características, correta utilização e preservação.
Conversão de unidades: Métodos de conversão de unidades do sistema métrico para o sistema Americano, que são os dois sistemas mais utilizados em guindastes.
Casos de acidentes: Áudio visual mostrando acidentes ocorridos com guindastes e seus estudos de falha.
Movimentação de Cargas Pesadas
Definir ponto de equilíbrio da carga
Elevar cargas
Centralizar cargas
Dimensionar peso da carga
Distribuir o peso em partes iguais
Tipos, componentes e tecnologia de guindastes;
Princípios, conceitos e terminologia utilizados em guindastes;
Estudo de tabelas de carga: guindastes mecânicos e telescópicos;
Matemática e diagramas aplicados aos estudos de rigger;
Cabos de aço, eslingas e acessórios utilizados em amarrações;
Determinação de centro de gravidade, pesos, capacidade bruta e carga líquida;
Operação com dois guindastes;
Segurança e fatores que afetam a capacidade dos guindastes;
História dos guindastes;
Cálculo das capacidades e içamentos simples e múltiplos;
Força na Sapata;
Efeitos do vento;
Equipamentos de Içamento Vertical
Gruas – tipos – funcionamento e escolha
Equipamentos de içamento horizontal
Técnicas de içamento
Considerações sobre içamento de peças
Plano de içamento e movimentação de cargas
Cálculo de cargas
Composição de forças
Plano de Rigging
Estudo de Rigging
Amarração/movimentação e descargas de cargas
Área de trabalho para movimentação de cargas
Providências técnicas
Exercícios, dinâmicas/trabalhos de grupos.
Avaliação Final
Carga Horária: 32 Horas (04 Dias).
Requisitos Mínimos: Conhecimentos Básicos de Trigonometria e Movimentação.
Incluso: Material Didático, Carteirinha de RIGGER Projetista e Certificado do Curso de RIGGER.
Pagseguro em até 5 vez(es) sem juros ou em até 12 vezes com juros.
Todo o processo de compra é feito em ambiente seguro .